HISTÓRIA

CONHEÇA UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

O CEAPE BAHIA, é uma entidade civil, sem fins econômicos, sediada em Feira de Santana – Bahia, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). É dedicada ao desenvolvimento sócio-econômico de pequenos empreendimentos formais e informais. Foi constituída em 25 de Novembro de 1994.

 

Inicialmente a Federação  Nacional de Apoio aos Pequenos Empreendimentos, apoiada pelo UNICEF ( Fundo das Nações Unidas para Infância), celebrou convênio com o MOC  (Movimento de Organização Comunitária), posteriormente foi constituída a entidade.

 

O trabalho baseia-se na metodologia de grupo solidário, desenvolvida pela ACCION INTERNACIONAL, que apoia a estruturação de organizações dedicadas ao microcrédito na América Latina e Caribe.

 

O Fundo Rotativo inicial foram de doações do UNICEF ( Fundo das Nações Unidas para Infância) e LBA ( Legião Brasileira de Assistência) e empréstimo do CEADE (Centro Ecumênico de Apoio ao Desenvolvimento). Posteriormente foram captados recursos do DISOP (Instituto Belgo-brasileiro de Cooperação para o Desenvolvimento Social), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)  e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

 

A expansão se deu com o apoio do DISOP (Instituto Belgo-brasileiro de Cooperação para o Desenvolvimento Social) para a abertura dos Postos de Serviços de Alagoinhas  em 1998 e Salvador no final do ano de 1999. Contando com apoio do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) abriu pontos de atendimento em Camaçari e Santo Antônio de Jesus.

 

Ao longo da sua existência a entidade concedeu milhares de créditos que beneficiaram a  empreendedores e empreendedoras, implicando na liberação de milhões  de  reais.